FAQTerapiasYoga

Yogaterapia – Definição

A yogaterapia é um processo individual na qual o paciente melhora a sua saúde e bem-estar através da aplicação dos ensinamentos e práticas do yoga.

O yoga é um sistema científico de auto investigação, auto transformação e auto realização que teve origem na Índia. Os ensinamentos do yoga têm a sua raiz nos vedas e são fundamentados nos textos clássicos e numa riquíssima tradição oral. Esta tradição reconhece que a natureza essencial do ser humano è consciência imutável que existe numa identificação e relacionamento com os fenómenos do mundo empírico. A tradição do yoga vê o sistema humano como uma estrutura multidimensional que inclui todos os aspectos do corpo, respiração, mente, intelecto, emoções e as suas múltiplas interacções. O yoga fundamenta-se no princípio básico que uma pratica inteligente pode influenciar a direcção das mudanças destas dimensões humanas, que são distintas da natureza essencial do ser humano.

As práticas de yoga incluem, mas não se limitam, a ásana, pránáyáma, meditação, mântras, cânticos, mudrás, rituais e um estilo de vida disciplinado.

A yogaterapia é a aplicação destes ensinamentos num contexto terapêutico, de forma a suportar uma prática consistente de yoga, que irá desenvolver a auto consciência e comprometer a energia do cliente/aluno na direcção dos objectivos desejados.
Os objectivos da yoga terapia incluem a eliminação, redução ou gestão dos sintomas que causam o sofrimento; melhorar a função, ajudar a prevenir a ocorrência ou a recorrência das causas das doenças, no fundo melhorar a saúde e o bem-estar. A yoga terapia ajuda também os alunos/clientes a modificarem a sua relação e identificação com as suas condições. Requer treino especializado e o desenvolvimento de competências que suportam a relação entre o cliente/aluno e o terapeuta, com a finalidade da modificação positiva no indivíduo.

Hoje a yogaterapia é suportada pelas modernas ciências da saúde. Sendo parte de uma tradição viva, a yoga terapia continua a desenvolver-se e a adaptar-se ao contexto cultural na qual é praticada. A sua eficácia è suportada por um aumento evidente de pesquisas cientificas, que contribuem para uma maior compreensão e aceitação do seu valor como uma disciplina terapêutica.

O perfil do yogaterapeuta deve conter conhecimentos sobre as fundações filosóficas e práticas do yoga, das ciências biomédicas e psicológicas, ensinamentos e competências terapêuticas, aplicação e prática profissional.

Texto da Associação Internacional de Yogaterapeutas (traduzido do Inglês para o Português por Ananda Acharya – Dr. Paulo Hayes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *